All for Joomla All for Webmasters

logo

 

12104696 D25C 4232 80FE 961C7B66D8E3

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Primeiro exame de sangue que detecta o Alzheimer chega ao Brasil

20/09/2023

exame2

Uma amostra de sangue é suficiente para indicar o desenvolvimento do Alzheimer antes mesmo que os primeiros sintomas da condição apareçam. Na última terça-feira (19), um novo exame de diagnóstico para a doença começa a ser realizado no Brasil em laboratórios particulares.

O exame PrecivityAD2 detecta proteínas que indicam a presença ou a ausência de placas amilóides no cerébro. As placas amilóides são restos de proteínas agrupadas, que prejudicam o funcionamento cerebral.

Quanto custa e como será feito o exame

O procedimento deverá custar cerca de R$ 3,6 mil e não tem cobertura de convênios. A realização do teste depende de encaminhamento médico. O resultado é emitido em 20 dias. Embora o preço pareça salgado, custa três vezes menos que os exames de imagem usados tradicionalmente para avaliar os pacientes.

O teste PrecivityAD2 é realizado a partir de uma amostra de sangue analisada em alta resolução. O nível de certeza do diagnóstico é semelhante aos resultados dos exames de imagem.

Os laboratórios de São Paulo do grupo Fleury serão os primeiros a realizar o exame. Outros estados, de forma gradativa, começarão a ofertá-lo nos próximos dias. São eles: Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Benefícios do exame contra o Alzheimer

Embora atualmente não haja cura para o Alzheimer, diagnosticá-lo de maneira precoce aumenta as possibilidades de tratamento e diminui a velocidade de progressão da doença.

O exame foi criado em 2020 e disponibilizado em escala comercial nos Estados Unidos em agosto de 2023, já com as adaptações para resultados mais efetivos. Além dos EUA, Canadá, Coreia do Sul e países da Europa já usam o método de diagnóstico.

Fonte: metropoles.com