Pernambuco registra 448 homicídios durante janeiro
No primeiro mês de 2018, 448 homicídios foram contabilizados em Pernambuco. O número é 6,47% menor do que os 479 assassinatos registrados no mesmo mês do ano anterior, fazendo com que a média de assassinatos por dia no período passe de 15 para 14,4. O levantamento foi divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS).
Segundo a pasta, mais da metade dos homicídios registrados em janeiro foram motivados pelo envolvimento das vítimas com tráfico de drogas e outras atividades criminosas. Os conflitos em comunidades foram apontados como causa de 12,5% dos assassinatos.
No período, o Estado também registrou uma queda no número de feminicídios, que passou de nove para três. Os casos de estupro também diminuíram, em um índice de 13,13%. Em janeiro do ano passado, foram 198 ocorrências. Neste ano, foram 172 casos.
De acordo com a pasta, Caruaru foi o destaque do Estado. No período, o município registrou uma redução de 56% na quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). O índice passou de 43 casos, em janeiro de 2017, para 19 casos no mesmo mês de 2018.
Uma das medidas de combate aos homicídios adotada foi o aumento do efetivo de delegados nas Delegacias de Polícia de Homicídio. Ao todo, 25 novos profissionais foram convocados para agilizar a conclusão de inquéritos e aumentar as prisões de criminosos. A atuação dos delegados teve início neste mês.
Entre os profissionais, dois atuarão em Caruaru, um em Santa Cruz do Capibaribe, 20 no Grande Recife e dois em Araripina e Arcoverde.