All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Diocese de Caruaru reinaugura Palácio do Bispo

03/04/2024

IMG 7148

Foi reinaugurado, na terça-feira (2), o Palácio do Bispo, como Acervo de Arte Sacra da Diocese de Caruaru. O espaço será dedicado à preservação de imagens, objetos, paramentos litúrgicos e características ornamentais presentes no mobiliário de igrejas, além da preservação de documentos e materiais que fazem parte da história da Diocese e, também, à propagação da arte.

O Palácio Episcopal também já foi Casa de Caridade, sede da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum e Faculdade de Filosofia. Os recortes históricos são de que o prédio foi erguido ainda na primeira metade do século XIX, numa empreitada do popular sacerdote do município, Vigário Freire, o “Vigarinho”, que ali instituiu uma Casa de Caridade. Como Palácio, o local serviu de residência para Bispos, além de local de reuniões e eventos importantes para as decisões da Igreja diocesana de Caruaru.

Ao chegar na cidade e se deparar com o impotente e majestoso edifício, Dom José Ruy Lopes teve a inspiração de abrir as portas do Palácio para Caruaru inteira apreciar a sua própria história. O bispo deixou de residir no local e, com o consentimento e aprovação do Conselho Presbiteral, e seguindo os gestos concretos do Papa Francisco, resolveu fazer dessa moradia Acervo de Arte Sacra, para abrigar e expor todos os materiais que contam a história da Diocese.

O projeto de restauro foi executado em 12 meses, a contar dos primeiros estudos, e agora é entrega à população com ambiente para eventos culturais, pesquisa histórica, lazer e eventual hospedaria para bispos/sacerdotes e religiosos em seu andar superior.

Localizado estrategicamente ao lado da Catedral Nossa Senhora das Dores, o espaço revitalizado na Praça Henrique Pinto se torna um ponto de referência para a arte e a religiosidade, contribuindo para o enriquecimento cultural da comunidade e das futuras gerações.

Fonte: Diocese de Caruaru

Foto: Elvis Edson