All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Curso capacita mulheres da Vila do Vitorino a reaproveitar resíduos de jeans

16/05/2024

jeansnovitorino

O Daterra Project, projeto socioambiental do município de Riacho das Almas que desenvolve tecidos sustentáveis a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis de confecções de jeans, inicia nesta quinta-feira (16), o curso Qualificante para Mulheres da Vila do Cipó, na Vila do Vitorino. A capacitação, que terá intérprete de libras, contará com dois encontros semanais, todas às quintas e sextas-feiras, das 13h às 17h, e segue até o próximo mês de junho.

Com o tema "Curso qualificante para mulheres: a reinvenção da atividade artesanal local através da sustentabilidade da Daterra Project na Vila do Cipó em Riacho das Almas", a iniciativa tem como objetivo capacitar as mulheres participantes a reaproveitar resíduos de jeans que seriam descartados pelas fábricas de confecções e transformá-los em tecidos sustentáveis. O projeto do curso foi aprovado através da Lei Paulo Gustavo Estadual e será realizado na Rua do Vitorino 85, na Vila do Vitorino.

"Com esses restos de tecidos, elas aprendem a produzir as tramas, a partir das auréolas de jeans, que são utilizadas na produção de peças e produtos de moda, gerando renda para as mulheres. Os tecidos são vendidos com a Daterra e os produtos finais são vendidos em São Paulo e na Mape, no Recife", explica Adjane Souza, criadora do projeto. 

O Daterra Project teve início em 2002 e surgiu a partir da observação do descarte excessivo de resíduos têxteis oriundos da produção de jeans em confecções do Agreste de Pernambuco, local que concentra o segundo maior polo têxtil do país. "Nosso intuito é de promover atitudes mais positivas diante deste cenário, e com isto criar condições e oportunidades para garantir o desenvolvimento sociocultural em comunidades menos favorecidas desta região. Esperamos que estas mudanças na forma de lidar com os resíduos têxteis possam provocar transformações sociais, ambientais e econômicas", completa Adjane Souza. Conheça mais sobre o projeto em @daterraproject