Centro de Referência em Doenças Raras será criado em Pernambuco
A partir de abril, Pernambuco contará com um Centro de Referência em Doenças Raras. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa, durante reunião na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A criação de uma instituição semelhante havia sido solicitada durante diversos encontros da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência.
De acordo com o secretário, na primeira semana de abril, a unidade já deve estar em operação, com a missão de proceder com diagnóstico e acompanhamento dessas enfermidades. A estrutura funcionará no Hospital Maria Lucinda, na Zona Norte do Recife.
Em discurso durante a Reunião Plenária, a coordenadora do colegiado, deputada Terezinha Nunes (PSDB), acrescentou que o Governo do Estado prevê a criação de outros três centros nas cidades de Caruaru, Petrolina e Serra Talhada.
A estimativa da Secretaria de Saúde é de um custo anual em torno de R$ 7,5 milhões. Parte desse valor – R$ 95 mil ao mês – será custeada pelo Ministério da Saúde para pagamento de profissionais.