Tribunal Eleitoral abre canais de combate a notícias falsas em Pernambuco
Durante as eleições este ano, um dos focos do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) será o combate à disseminação de notícias falsas. A Central de Denúncias, que já atuava nas questões de propaganda irregular, irá trabalhar em conjunto com o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal (PF).
De acordo com o TRE, as notícias falsas são uma ameaça à democracia e devem ser combatidas a partir da conscientização da população e do incentivo à leitura crítica das notícias, especialmente na internet e nas redes sociais.
As denúncias que forem encaminhadas à Central vão passar por uma triagem e avaliação, podendo depois ser encaminhadas para a PF. “O problema é gravíssimo no mundo inteiro. Será no Brasil e também será em Pernambuco. Aquilo que era um mero panfleto, dizendo que um candidato desistiu da eleição e atacando a sua honra, vai ganhar força nas redes sociais”, avalia o presidente do TRE, o desembargador Luiz Carlos Monteiro.
As denúncias podem ser feitas através do site do Tribunal, do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou através do Disque Eleitor, no telefone (81) 3194-9400. A partir do segundo semestre, a denúncia também pode ser feita pelo sistema Pardal, também no site do TRE.