Escola prisional de Canhotinho ganha prêmio de temática antirracista
15/10/2024
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco registraram, nesta terça-feira (15), a premiação da proposta pedagógica vencedora do 9° Prêmio Nacional Educar com Equidade, desenvolvida pelo professor Victor Menezes, e mais 12 docentes, na Escola Estadual Monsenhor Adelmar da Mota Valença, localizada no Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho.
A instituição foi a única representante de Pernambuco entre as oito práticas vencedoras. O projeto, intitulado Educando para as Relações Étnico-raciais na Escola - por uma Educação Antirracista, envolveu todos os estudantes dos três turnos nos níveis fundamental e médio da escola, que funciona sob o regime semiaberto.
O objetivo foi atender às demandas curriculares legais nas escolas públicas e privadas acerca do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e contribuir para a sua valorização e conhecimento, reconhecendo-os como parte fundamental da identidade por meio do combate ao racismo em todas as suas dimensões. A premiação ocorreu em setembro durante o 3° Encontro: Diálogos Antirracista: Educação, Democracia e Equidade, realizado em São Paulo.