Morre o multicampeão de boxe Adilson Maguila
24/10/2024
Morreu na tarde desta quinta-feira (24) em São Paulo, aos 66 anos, o multicampeão de boxe, Adilson Maguila, um dos principais pugilistas da história do esporte brasileiro, por complicações de encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como demência pugilística.
A morte foi confirmada pela mulher de Maguila, Irani Pinheiro. Ele estava internado há quase um mês em um hospital de São Paulo, após a descoberta de um nódulo no pulmão.
O ex-boxeador é conhecido como referência do esporte sul-americano e lutava contra uma doença degenerativa no cérebro, que recebe o nome de encefalopatia traumática crônica (ETC), causada pelos inúmeros golpes recebidos na cabeça durante a carreira como lutador.
Maguila começou a treinar boxe em 1979, mas só disputou a primeira luta amadora dois anos depois, na Forja dos Campeões. O motivo: o técnico Ralph Zumbano, que também é tio de Éder Jofre, preferiu estender o período de preparação do atleta porque sabia que tinha "algo raro nas mãos: um legítimo peso pesado" - a frase é do jornalista Fernando Tucori, que está escrevendo o livro "Maguila", sobre a vida do campeão - ele ainda estuda propostas para a publicação.