Pernambuco ganha 1ª unidade fabril para a confecção de fardamentos de detentos em Caruaru
27/10/2024
A Capital do Agreste ganhou a primeira unidade fabril especializada em confecção de fardamentos para detentos de todo o sistema penitenciário de Pernambuco.
O equipamento foi entregue pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. A fábrica, uma iniciativa inédita do Governo de Pernambuco, está instalada na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru.
De acordo com a secretaria, anualmente cerca de 280 mil peças, entre camisas, bermudas e calças para os 25 estabelecimentos penais, incluindo a nova unidade Policial Penal Leonardo Lago, localizada na Região Metropolitana do Recife.
O empreendimento ocupa uma área de cerca de 130m² e vai empregar 40 pessoas privadas de liberdade. Os equipamentos foram doados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. São 29 máquinas de costura, quatro máquinas de corte e mesa de corte.
De acordo com o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, até junho de 2025 todos os reclusos do regime fechado e semiaberto estarão fardados.
Os detentos que irão trabalhar na fábrica, terão a carga horária das 8h às 17h, com intervalo para almoço. Todos são remunerados e terão direito à remição de pena.