Caruaru terá Polícia Comunitária em modelo japonês
A Patrulha de Bairro da Polícia Militar adotará um novo formato a partir do mês de março. O modelo será inspirado na Koban, polícia comunitária que funciona no Japão desde 1874. Com a medida, o efetivo passará a atuar em perímetros definidos e não haverá rotatividade das equipes.
A adoção do modelo foi anunciada durante um seminário de cooperação técnica, realizado pela Secretaria Executiva de Relações Internacionais do Governo do Estado, que reuniu especialistas de diversas áreas.
As primeiras experiências da nova patrulha acontecerão em Caruaru, no Monte Bom Jesus e no bairro Centenário, e no Recife, no bairro de Boa Viagem. "Nós teremos postos móveis, a exemplo das vans usadas na Operação Lei Seca. E essa unidade vai poder se deslocar dentro da área do perímetro onde houver casos de violência", detalhou o major José Cícero de Oliveira Júnior, coordenador da Polícia Comunitária.
De acordo com o major, o policial fará a segurança a pé. "Ele deve observar o entorno, mas também se apresentar e se colocar à disposição e conversar com os moradores. É importante que ele seja conhecido e conheça os moradores", explicou.