Aposentados e pensionistas não terão benefícios bloqueados por falta da prova de vida
19/01/2025
Uma medida publicada pelo Ministério da Previdência Social nesta sexta-feira suspendeu, por seis meses, o bloqueio de benefícios por falta da prova de vida, com efeito a partir de 1º de janeiro deste ano.
A prova de vida é o procedimento utilizado para comprovar que o beneficiário está vivo e, assim, garantir o pagamento do benefício. No entanto, o INSS esclareceu que a responsabilidade de realizar essa comprovação é do próprio instituto, por meio do cruzamento de dados com outras bases governamentais.
Circulam informações falsas alegando que a obrigatoriedade de o beneficiário realizar a prova de vida foi retomada. Essa informação está incorreta. Não é necessário ir a uma agência do INSS para realizar o procedimento.
O instituto também faz um alerta: é fundamental estar atento a golpes. O INSS não envia servidores às residências nem utiliza mensagens de celular ou aplicativos para solicitar a prova de vida. Beneficiários devem desconfiar de qualquer contato suspeito e buscar informações em canais oficiais.