Chuva extrema no Recife: Cidade registra mais de 140% do volume esperado para fevereiro em apenas 12 horas
05/02/2025
O Recife foi fortemente impactado por chuvas intensas nesta quarta-feira (4). Em apenas 12 horas, até 11h30, a capital pernambucana acumulou 129 mm de chuva, o que representa 141,15% da média prevista para todo o mês de fevereiro. O índice foi registrado na estação Cordeiro do Centro de Operações do Recife (COP).
A média climatológica de fevereiro na cidade é de 91,4 mm, segundo o COP. No mesmo mês do ano passado, o total acumulado foi de 189,9 mm. Outras estações também apontaram altos volumes de precipitação: na Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) da Avenida Cruz Cabugá, foram registrados 121,3 mm, enquanto na estação do Torreão, na Zona Oeste, o acumulado chegou a 117,8 mm.
Com diversos pontos de alagamento, o Recife entrou em estágio de alerta máximo às 10h20. Segundo o COP, as chuvas extremas afetaram significativamente a rotina da cidade. A Prefeitura recomenda que a população permaneça em casa, saindo apenas em situações de risco, como deslizamentos, inundações ou desabamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, o nível mais alto da escala. De acordo com o órgão, são esperados mais de 100 mm de chuva ao longo do dia no Recife, na Região Metropolitana e em todo o Litoral de Pernambuco.