Governo libera consulta ao abono salarial PIS/Pasep
08/02/2025
Os trabalhadores já podem consultar se têm direito ao abono salarial PIS-Pasep – ano-base 2023. As informações estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital, na Central de Atendimento Alô Trabalho (pelo telefone 158 (de forma gratuita) e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.
No geral, têm direito ao PIS/Pasep os funcionários da iniciativa privada ou servidores públicos que trabalharam em 2023 com a carteira assinada e receberam até dois salários mínimos mensais. Também é preciso estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias no ano.
O valor do abono salarial é proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano-base. Aqueles que trabalharam 12 meses, por exemplo, receberão o valor cheio de um salário mínimo (R$ 1.518), enquanto os que trabalharam seis meses receberão metade do valor. Os pagamentos serão feitos de forma escalonada, começando em 17 de fevereiro.
A estimativa é que cerca de 25,8 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial em 2025, totalizando R$ 30,7 bilhões. Todos os repasses serão feitos pela Caixa Econômica Federal, no caso de funcionários da iniciativa privada, e pelo Banco do Brasil, no caso de servidores públicos. A retirada do abono poderá ser feita até 27 de dezembro.