Prefeitura do Rio transformará casa de “Ainda Estou Aqui” em museu do cinema brasileiro
04/03/2025
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a Prefeitura vai desapropriar e adquirir o imóvel onde foi gravado o filme Ainda Estou Aqui para transformá-lo na Casa do Cinema Brasileiro. O espaço será um museu dedicado à memória e à valorização do cinema nacional.
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui marcou a história do cinema brasileiro ao conquistar o Oscar de Melhor Filme Internacional na 97ª edição da premiação — uma conquista inédita para o país. A criação do museu busca preservar esse legado e ampliar o reconhecimento da cinematografia nacional.
Além das exposições interativas sobre a trajetória do Brasil no Oscar e a importância do cinema brasileiro, o local também abrigará a nova sede da Rio Film Commission, órgão responsável por fomentar produções audiovisuais e estimular premiações internacionais. O espaço será ainda um memorial permanente dedicado à história de Eunice Paiva e sua família, à luta pela democracia e uma homenagem às atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
A Casa do Cinema Brasileiro ficará na esquina da Avenida João Luiz Alves com a Rua Roquete Pinto, no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro, reforçando a vocação cultural da cidade.