Vacina contra a gripe começa a ser ofertada o ano inteiro
09/03/2025
O Ministério da Saúde anunciou mudanças significativas no Calendário Nacional de Vacinação. A partir de agora, a vacina da gripe será oferecida permanentemente para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade).
Outros grupos, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, receberão a vacina em estratégias especiais.
Além disso, o esquema vacinal contra a poliomielite passará a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. Já a vacina contra o rotavírus terá o período para aplicação das doses ampliado.
Mudanças na vacinação contra o rotavírus
A primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias. A segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias.
A vacina contra a covid-19 também faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes e grupos especiais. Para a população geral de 5 a 59 anos que ainda não tomou nenhuma dose, é recomendada uma dose da vacina.