Incêndio em boate na Macedônia do Norte mata 59 e fere mais de 100
16/03/2025
O incêndio aconteceu na noite do sábado (15) em uma boate na cidade de Kocani, na Macedônia do Norte, de acordo com o Ministério do Interior e fontes médicas e policiais.
O fogo começou por volta das 3h (horário local, 23h de sábado de Brasília) na boate Pulse, onde cerca de 1.500 pessoas, a maioria jovens, estavam presentes para assistir a um show da banda de hip hop local DNK.
Pessoas ligadas à organização do evento em Kocani, cidade de 30 mil habitantes localizada cerca de 100 quilômetros a leste da capital Skopje, foram presas.
Relatos iniciais na mídia local indicam que o incêndio foi causado pelo uso indevido de fogos de artifício dentro da boate. Após o início do incêndio, houve pânico e uma debandada da boate.
Muitas das vítimas morreram sufocadas pela fumaça, enquanto outras morreram em decorrência de queimaduras.
Cerca de 30 feridos foram levados para hospitais em Skopje, que fica a uma hora de carro.
Muitos pais estão à procura de seus filhos nas redes sociais, postando fotos e sondando os centros de saúde para onde os feridos foram encaminhados.
A edição online do jornal Nezavisen relata que o Ministério Público e o Ministério do Interior declararam que continuam trabalhando no local do acidente e estão identificando as vítimas.
O primeiro-ministro macedônio, Hristijan Mickoski, anunciou que adiará uma viagem de trabalho programada para segunda-feira para Podgorica, Montenegro.
Em setembro de 2021, outro grande incêndio chocou o país, quando 14 pessoas morreram em uma unidade para pacientes com covid-19 na cidade de Tetovo.