Estiagem: Governo Federal reconhece "situação de emergência" em duas cidades pernambucanas
20/03/2025
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a "situação de emergência" nas cidades pernambucanas de Araripina e Caruaru, afetadas pela estiagem.
Essa medida permite que as prefeituras solicitem recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.
Até o momento, Pernambuco tem 84 reconhecimentos vigentes, sendo 80 por estiagem e quatro por chuvas intensas. Para solicitar recursos, as cidades em "situação de emergência" devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional avaliará as metas e os valores solicitados e, após aprovação, publicará portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.
Além disso, a Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, com foco em agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.