STF forma maioria e condena Carla Zambelli; Toffoli antecipa voto
25/03/2025
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. A decisão foi consolidada após o ministro Dias Toffoli antecipar seu voto, acompanhando o relator, ministro Gilmar Mendes.
Com seis votos favoráveis à condenação, Zambelli recebeu uma pena de cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto. Além disso, os ministros também se manifestaram a favor da perda de seu mandato parlamentar em razão da condenação criminal.
Os magistrados que votaram pela condenação foram:
• Alexandre de Moraes
• Cármen Lúcia
• Flávio Dino
• Cristiano Zanin
• Dias Toffoli
A defesa da deputada alega cerceamento de defesa, afirmando que não teve oportunidade de fazer sustentação oral no julgamento e que um pedido de vista não foi analisado pelo relator. O advogado Daniel Bialski informou que pretende enviar memoriais aos ministros para tentar reverter a decisão.
A condenação de Zambelli ocorre em um momento de grande relevância política, dado seu papel de destaque no Partido Liberal (PL), mesma legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.