Famílias de baixa renda têm até 30 de junho para garantir parabólica digital gratuita
26/03/2025
Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) têm até 30 de junho para solicitar, sem custo, a instalação da nova parabólica digital. A substituição é necessária para continuar acessando a TV aberta, já que o sinal da parabólica tradicional está sendo desligado em todo o país.
O serviço é realizado pela Siga Antenado, instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apoiar a população nessa transição. O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404.
A nova parabólica digital, menor e sem furos, melhora a qualidade da imagem e do som, além de ampliar a oferta de canais. “Estamos garantindo que as famílias de menor renda possam fazer essa adaptação sem custo”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Tecnologia para o futuro
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, reforça que a mudança também impulsiona o avanço da infraestrutura digital no Brasil.
“A liberação da faixa de frequência da parabólica tradicional é essencial para a implantação do 5G no país sem interferências. Esse processo está sendo conduzido para minimizar impactos na população”, explica Baigorri.
Além de um sinal mais estável, a nova tecnologia pode oferecer mais de 140 canais, entre regionais e nacionais.
O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados do governo que identifica famílias de baixa renda para inclusão em programas sociais. A inscrição e atualização do cadastro são feitas gratuitamente pelas prefeituras.