All for Joomla All for Webmasters

logo

 

 F5CE154E 5456 4F3A BDC8 1F5DE91B2AFC

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Famílias de baixa renda têm até 30 de junho para garantir parabólica digital gratuita

26/03/2025

antena

Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) têm até 30 de junho para solicitar, sem custo, a instalação da nova parabólica digital. A substituição é necessária para continuar acessando a TV aberta, já que o sinal da parabólica tradicional está sendo desligado em todo o país.

O serviço é realizado pela Siga Antenado, instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apoiar a população nessa transição. O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404.

A nova parabólica digital, menor e sem furos, melhora a qualidade da imagem e do som, além de ampliar a oferta de canais. “Estamos garantindo que as famílias de menor renda possam fazer essa adaptação sem custo”, destaca o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Tecnologia para o futuro

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, reforça que a mudança também impulsiona o avanço da infraestrutura digital no Brasil.

“A liberação da faixa de frequência da parabólica tradicional é essencial para a implantação do 5G no país sem interferências. Esse processo está sendo conduzido para minimizar impactos na população”, explica Baigorri.

Além de um sinal mais estável, a nova tecnologia pode oferecer mais de 140 canais, entre regionais e nacionais.

O Cadastro Único (CadÚnico) é um banco de dados do governo que identifica famílias de baixa renda para inclusão em programas sociais. A inscrição e atualização do cadastro são feitas gratuitamente pelas prefeituras.