INSS aumenta juros do crédito consignado para aposentados
27/03/2025
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão um aumento no limite de juros do crédito consignado, que passará de 1,8% para 1,85% ao mês. A mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).
O novo teto de juros é 0,05 ponto percentual maior que o limite atual e será aplicado às futuras operações de crédito consignado. Já o teto dos juros para o cartão de crédito consignado permanecerá em 2,46% ao mês.
A justificativa para o aumento é a elevação recente da Taxa Selic, que define os juros básicos da economia. Desde janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou os juros básicos de 12,25% para 14,25% ao ano.
Com o novo teto, os bancos oficiais poderão continuar ou voltar a emprestar pela modalidade. No entanto, os bancos haviam pedido um teto de 1,99% ao mês, alegando que o teto atual inviabiliza as operações de crédito consignado.
A medida entra em vigor cinco dias após a publicação no Diário Oficial da União. Além disso, uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 2021 determina a viabilidade econômica da concessão de crédito consignado ao INSS.