All for Joomla All for Webmasters

logo

 

12104696 D25C 4232 80FE 961C7B66D8E3

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

12 cardeais despontam como possíveis sucessores do Papa Francisco

22/04/2025

papaa

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica inicia um novo capítulo em sua história. O Colégio Cardinalício formado por cardeais de diversas partes do mundo será responsável por eleger o novo Sumo Pontífice durante o conclave, cerimônia tradicional que se realiza a portas fechadas no Vaticano.

Para ajudar a compreender os bastidores dessa escolha, o site especializado College of Cardinals Report, composto por jornalistas e estudiosos católicos, mantém uma lista atualizada com os cardeais mais cotados para assumir o comando da Igreja. A seleção considera perfis com direito a voto, levando em conta influência teológica, representatividade regional e alinhamento doutrinário.

Entre os 12 nomes mais mencionados, há representantes da Europa, Ásia, África e América, evidenciando o caráter global da Igreja. Nenhum brasileiro figura entre os favoritos.

Confira os cardeais apontados como papáveis:

Péter Erdő (Hungria) – Arcebispo de Esztergom-Budapeste, com forte influência na Igreja e perfil conservador. Já se manifestou contra a bênção a casais do mesmo sexo.

Matteo Maria Zuppi (Itália) – Arcebispo de Bolonha e expoente da ala progressista. Conhecido por priorizar marginalizados, como migrantes e pessoas LGBTQIAPN+. É considerado um possível continuador do legado de Francisco.

Robert Sarah (Guiné) – Ícone do catolicismo tradicional, defensor da liturgia clássica e da doutrina moral. Foi o mais jovem arcebispo do mundo, aos 34 anos.

Luis Antonio Gokim Tagle (Filipinas) – Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências. Apelidado de “Francisco asiático”, combina carisma pastoral com posicionamentos progressistas em temas sociais.

Albert Malcolm Ranjith (Sri Lanka) – Ex-núncio e arcebispo de Colombo, é conhecido pelo conservadorismo firme e forte atuação pastoral.

Pietro Parolin (Itália) – Secretário de Estado do Vaticano e diplomata experiente. Embora com pouca experiência pastoral, é reconhecido por sua habilidade de mediação.

Pierbattista Pizzaballa (Itália) – Patriarca Latino de Jerusalém, referência no diálogo inter-religioso. Ganhou destaque ao declarar que se ofereceria como refém no conflito entre Israel e Hamas.

Fridolin Ambongo Besungu (República Democrática do Congo) – Voz ativa por justiça social, com postura conservadora em questões morais e mais aberta na evangelização.

Willem Jacobus Eijk (Holanda) – Arcebispo de Utrecht e médico, defendeu a vacinação como dever moral. É alinhado à ortodoxia doutrinária da Igreja.

Anders Arborelius (Suécia) – Primeiro cardeal sueco da história. Conservador em temas teológicos, é também defensor de pautas ambientais e humanitárias.

Charles Maung Bo (Mianmar) – Comprometido com a paz e os direitos humanos. Embora ortodoxo em fé, é sensível a temas como proteção ambiental e justiça social.

Jean-Marc Aveline (França) – Arcebispo de Marselha, nasceu na Argélia. Com postura moderada e carismática, era um dos favoritos pessoais de Francisco para a sucessão.

Foto: Cláudio Peri