Wolney Queiroz assumirá Ministério da Previdência após escândalo no INSS
02/05/2025
O Palácio do Planalto anunciou, nesta sexta-feira (2), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz (PDT) para assumir o comando do Ministério da Previdência Social. Ele substituirá Carlos Lupi, que pediu demissão em meio à crise provocada pelo escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As investigações apontam que o esquema pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões em benefícios de aposentados e pensionistas, gerando forte desgaste para o governo e pressão pela saída de Lupi.
Atualmente, Wolney Queiroz ocupa o cargo de secretário-executivo da pasta — o segundo posto mais importante no ministério. A troca no comando será oficializada ainda hoje, por meio de uma edição extra do Diário Oficial da União.
Quem é Wolney Queiroz
Natural de Caruaru, Pernambuco, Wolney Queiroz Maciel é filiado ao PDT e tem longa trajetória política. Foi deputado federal por seis mandatos consecutivos, entre 1995 e 2023. Em 2022, destacou-se como líder da oposição ao governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, articulando a atuação de um bloco formado por diferentes partidos de esquerda. Naquele mesmo ano, tentou a reeleição, mas não obteve sucesso.
Com sólida experiência parlamentar e conhecimento técnico da área, Wolney chega ao ministério em um momento desafiador, com a missão de recuperar a credibilidade da Previdência e combater fraudes no sistema.