All for Joomla All for Webmasters

logo

 

A44744F6 9810 47A6 93A0 445EC7C06B1A

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Morre Pepe Mujica, símbolo da simplicidade e da política humanista na América Latina

14/05/2025

mujica

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu nesta terça-feira-feira (13), aos 89 anos, em Montevidéu. Reconhecido mundialmente por sua vida austera e seu discurso franco, Mujica marcou a história latino-americana como um líder político que desafiou convenções e priorizou os valores humanos acima dos interesses do poder.

Camponês, guerrilheiro, preso político por mais de uma década e, mais tarde, presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, Mujica se tornou símbolo de resistência, coerência e integridade. Durante seu governo, promoveu avanços progressistas significativos, como a legalização da maconha, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e uma forte política de redistribuição de renda.

Famoso por morar em uma chácara modesta e doar grande parte do seu salário como presidente, Mujica conquistou a admiração de milhões ao redor do mundo, não por ostentar o poder, mas por recusar seus privilégios. Ele acreditava que a política devia servir para “ajudar os outros”, não para enriquecer.

“Pobre não é quem tem pouco, é quem precisa de infinitamente muito”, dizia Mujica, em discursos que ecoavam valores éticos e ecológicos, e que inspiraram uma nova geração de políticos e ativistas.

Sua morte representa o fim de uma era, mas seu legado continuará vivo em cada cidadão que acredita em uma política mais justa, honesta e voltada para o bem comum. Pepe Mujica deixa um exemplo raro de coerência entre discurso e prática, e sua trajetória continuará sendo estudada e reverenciada como um farol para tempos turbulentos.

O Uruguai decretou luto oficial de três dias. Líderes mundiais, intelectuais e cidadãos comuns prestam homenagens a um dos últimos grandes estadistas de alma popular que a América Latina conheceu.