Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão
15/05/2025
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica. A decisão foi unânime e inclui a perda do mandato após o fim de todos os recursos possíveis e o pagamento de R$ 2 milhões em danos morais coletivos.
O crime ocorreu em 2023, quando Zambelli teria encomendado ao hacker Walter Delgatti a invasão ao sistema do CNJ para criar um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
Delgatti, que é réu confesso, foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo. A defesa de Zambelli contestou a realização do julgamento virtual e considerou injusta a condenação sem provas irrefutáveis.
Além disso, Zambelli responde a outro processo no STF por um episódio em que ela sacou uma arma e perseguiu um jornalista em 2022, e já tem 6 votos a 0 para ser condenada a 5 anos e 3 meses de prisão, mas o julgamento foi adiado devido a um pedido de vista.
Imagem: Michel Jesus