Trabalhadores dos Correios encerram greve
Os trabalhadores dos Correios de diversos estados aprovaram o fim da greve deflagrada na segunda-feira (12). Segundo a federação da categoria, apenas dois estados ainda terão assembleias para avaliar a continuidade da paralisação: Rio de Janeiro e São Paulo.
Em Pernambuco, a categoria retomou as atividades às 22h desta terça-feira. Os profissionais manterão, entretanto, o estado de greve, mantendo a luta pelas reivindicações, que incluem o plano de saúde (Postal Saúde) e a realização de novo concurso público para suprir o quantitativo da mão de obra.
O encerramento foi definido após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgar o impasse sobre o plano de saúde dos empregados, aprovando a proposta do relator do processo, ministro Aloysio Corrêa, que prevê o pagamento de mensalidades na modalidade de coparticipação, variando por idade e remuneração.
Com isso, os trabalhadores passam a ter que arcar com 30% dos valores e não com a mensalidade integral, como defendido pela direção da empresa. Além disso, os pais e mães dos funcionários poderão ter cobertura do plano até julho de 2019. O objetivo da direção dos Correios era que o benefício fosse direcionado apenas à categoria.