Lei obriga bancos de Pernambuco a adotarem medidas de segurança
Foi sancionada, nesta quarta-feira (3), uma lei que determina que os estabelecimentos bancários e financeiros que operam em Pernambuco adotem medidas de segurança para evitar investidas criminosas. De acordo com o Sindicato dos Bancários, o estado registrou 138 explosões, assaltos e arrombamentos em bancos entre 1º de janeiro e 26 de setembro deste ano. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Um dos artigos da medida obriga as instituições a instalar um sistema de videomonitoramento e gravação de imagens, em tempo real, por circuito interno de televisão. Além disso, o transporte de valores de instituições financeiras deverá ser feito apenas quando clientes e usuários não estiverem no local.
Com a determinação, as empresas que prestam serviços de segurança ficam proibidas de contratar integrantes das Forças Armadas, bombeiros e policiais. As instituições têm até 180 dias para se adequar às medidas.
As penalidades para quem não cumprir a lei podem chegar a até R$ 200 mil de multa, suspensão ou cassação do funcionamento.