Assembleia Legislativa de Pernambuco sedia debate sobre crimes cibernéticos
A Frente Parlamentar de Combate a Crimes Cibernéticos em Ambientes Digitais realizou, nesta semana, sua primeira reunião oficial na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O encontro debateu temas como divulgação de fake news, compartilhamento de pornografia infantil e promoção de bullying nas redes sociais.
Na ocasião, o coordenador da frente, o deputado Aluísio Lessa (PSB) anunciou que um dos principais focos será articular campanhas de conscientização e de educação. "É necessário promover uma cultura ética e empreendedora para que as pessoas passem a usar a tecnologia como uma ferramenta cidadã, capaz de promover a transformação da sociedade e o fortalecimento da democracia", apontou.
O relator do colegiado, o deputado Rodrigo Novaes (PSD), também defendeu a importância da apuração e punição de crimes que acontecem no espaço cibernético. "É preciso qualificar e equipar nosso aparato policial para combater essas práticas", acrescentou.
A reunião contou com a participação de especialistas da área de comunicação e do direito, representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).