Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial de professores de Pernambuco
Foi aprovado, em Primeira Discussão, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Projeto de Lei Complementar nº 1899/2018, que determina o reajuste salarial de 6,81% para os profissionais da Rede Estadual de Ensino. O texto também prevê a concessão de Auxílio Suporte Técnico-Educacional no valor de R$ 127 para os servidores dos Grupos Ocupacionais.
A proposta deve ser concretizada em duas etapas: para professores que recebem abaixo do piso, o incremento será concedido em maio, com efeito retroativo a janeiro. Os profissionais com vencimento acima do piso terão reajuste somente em outubro, sem direito a retroativo.
Durante a discussão da proposta, os parlamentares defenderam que o projeto também contemple os professores do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. Segundo os docentes, a categoria não tem sido contemplada nem pelos reajustes da área de educação nem pelos que são direcionados aos policiais.
"No ano passado, o Governo do Estado enviou uma emenda ao projeto de aumento salarial dos professores, que incluía os docentes do Colégio da PM. Tentaremos sensibilizar o governador para que aja da mesma forma este ano, considerando que esses profissionais estão numa situação diferenciada", defendeu o deputado Antônio Moraes (PSDB).
A solicitação foi fortalecida pelos deputados Romário Dias (PSD) e Joel da Harpa (PODE). O líder do Governo e relator da matéria no colegiado, Isaltino Nascimento, ressaltou que o Poder Executivo tem dialogado de forma constante com as categorias, mas se disse "surpreso por só ter tomado conhecimento hoje" do pleito dos professores do Colégio da PM.