All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Socioeducando de Caruaru representa Pernambuco no Fórum Social Mundial

funaseUm socioeducando e um agente socioeducativo do Case Caruaru participaram, durante cinco dias, da 13ª edição do Fórum Social Mundial, em Salvador. Os dois representaram Pernambuco no encontro, para debater "saídas comuns para a humanidade, em uma ótica solidária, democrática e de respeito às diversidades", como descrito pelo governo estadual.

O convite foi feito pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), que leva ao Case Caruaru, desde o ano passado, o projeto "Diálogos para a mudança: enfrentando os desafios pela socioeducação". A iniciativa visa ofertar ciclos de formação para socioeducandos e os agentes, propondo uma reflexão sobre o contexto de vulnerabilidade vivido por adolescentes dentro dessas unidades.

"A viagem foi muito boa, nunca tinha andado de avião, adorei. Participei das atividades do fórum, das palestras, rodas de debate, a maioria falando sobre o cárcere, aprendi muita coisa e também vi que temos obrigações a cumprir, para o bom funcionamento da unidade", descreveu M.J.N.S, de 17 anos.

A advogada popular do Gajop, Thaisi Bauer, defendeu a importância de incentivar a inserção dos socioeducandos em espaços de construção política e no protagonismo juvenil. "No Fórum eles puderam ter ciência de que o encarceramento da população jovem e negra não é algo pontual, não é um problema dele, mas um problema coletivo, de seletividade do sistema de justiça criminal", afirmou.