All for Joomla All for Webmasters

logo

 

12104696 D25C 4232 80FE 961C7B66D8E3

F813E31C C9AC 434C BF6A E01F753DDFC5

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Protocolos de combate ao feminicídio são lançados em Pernambuco

protocolos feminicidioOs primeiros protocolos de condução de casos de feminicídio em Pernambuco foram divulgados na Assembleia Legislativa. Elaborado pela Secretaria de Saúde (SES) e pela Polícia Científica, o documento tem como base o Modelo de Protocolo Latino-Americano de Investigação de Mortes Violentas de Mulheres por Razões de Gênero e servirá para padronizar a conduta de investigação e a realização de perícias.

"Nem todos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), envolvendo mulheres, são feminicídios, mas o protocolo faz com que haja um direcionamento sobre como as investigações devem seguir para detectar esse crime. O termo feminicídio ainda não foi totalmente compreendido por conta do machismo da nossa sociedade", afirmou a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro.

De acordo com a coordenadora da Polícia Cientifica, Sandra Santos, há algumas características que precisam ser identificadas para que o crime seja considerado feminicídio. "Lesões múltiplas em regiões relacionadas à feminilidade, ou seja, mutilações no rosto, nas áreas genitais da vítima; Uma mulher que foi agredida com muita violência, com 50 facadas, por exemplo. No local de crime você encontra roupas rasgadas, queimadas; até animais de estimação encontrados com traços de maus tratos", explicou.

O trabalho é desenvolvido em conjunto com a Polícia Civil, Militar, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Secretaria de Defesa Social e a Secretaria da Mulher.