Pé de moleque: aprenda a fazer uma das comidas mais tradicionais do período junino
O São João conta com várias comidas típicas. Tem pamonha, canjica, milho e deliciosos bolos. Uma das mais tradicionais é o bolo pé de moleque. E a coluna 'Comer com Prazer' tem ensina a preparar essa guloseima.
Ingredientes:
– 500 g de massa puba
– 1 xícara (chá) de açúcar cristal
– 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
– 1/2 xícara (chá) de café coado forte ou espresso
– 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
– 2 ovos
– 150 ml de leite tirado de 1 coco seco ralado**
– 150 g de castanha-de-caju sem sal e moída
– 100 g de castanha-de-caju inteira para decorar
– 1/2 colher (sobremesa) de sal
– 1/2 colher (café) de cravo-da-índia levemente tostado e triturado no pilão
– 1/2 colher (sobremesa) de erva-doce levemente tostada e triturada no pilão
– 1/2 colher (sopa) de canela em pó
– Manteiga e farinha de trigo para untar a forma
** massa mole de mandioca encontrada em casas do Norte
**ou 200 ml de leite de coco industrializado
Preparo:
Primeiro, faça o leite de coco natural: bata no liquidificador um coco ralado (a fruta e não o de saquinho) com a água morna, o suficiente para cobrir, por cerca de quatro minutos ou até triturar bem. Sobre uma tigela, passe o coco batido por uma peneira de malha bem fininha, apertando com as costas da colher para extrair todo o leite (se preferir, esprema bem num pano de prato limpo).
Descarte o bagaço e reserve. Derreta a manteiga em uma vasilha e transfira para uma tigela junto aos demais ingredientes, reservando a castanha-de-caju inteira.
Mexa bem com uma colher de pau e transfira para uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) por 30 minutos, mas nesse meio tempo (quando a massa apresentar superfície firme, porém não assada) acrescente as castanhas inteiras sobre o bolo formando uma bonita decoração. Termine de assar (o bolo não cresce muito porque não leva fermento) e faça o teste do palito – precisa sair limpo depois de espetado na massa.
(Texto originalmente publicado na edição impressa da Revista Espresso – única publicação brasileira especializada em café.