Dia Mundial do Cuscuz, prato que se tornou símbolo do povo nordestino
Nesta sexta-feira, 19 de março, é celebrado o Dia Mundial do Cuscuz. Prato que representa a força do povo nordestino, o alimento foi declarado, no final de 2020, Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Comitê de Patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Você pode não saber, mas o cuscuz é um prato típico do norte da África, teve sua introdução no cardápio brasileiro através dos colonizadores portugueses.
Por aqui, ele também foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado, em reunião recente, realizada remotamente no início deste mês de março.
Como se não bastasse toda essa popularidade, o cuscuz também virou assunto nacional recentemente após uma discussão no Big Brother Brasil, da TV Globo, entre o cantor Fiuk e a paraibana Juliette Freire. O filho de Fábio Júnior insistiu para a sister que cuscuz é branco e doce, não amarelo e salgado. Depois de muita explicação, a paraibana se emocionou ao falar do alimento. "Você não sabe o quanto cuscuz salva uma vida, de verdade. Minha gente, o preço de um cuscuz deve ser um real e pouco e rende um dia inteiro de alimentação", explicou Juliette a outros brothers.
Caruaru também encontrou uma forma de homenagear o prato com a tradicional festa do cuscuz gigante, tradição que já dura cerca de 25 anos, no período junino.