Ressignificando a moda no carnaval
Por Neli Zaidan
A moda sustentável e o consumo consciente são pautas em destaque há tempos, não é mesmo? Não é nada de modinha passageira, não é nada de “se colar colou”. A verdade é que pensar de forma consciente, é uma necessidade urgente. Ainda bem que tem uma galera massa, que vem estudando e pesquisando muito para tentar melhorar essa realidade de consumos desenfreados e descartes inadequados.
Um dos projetos lindos que vem trazendo resultados e colhendo frutos no segmento, e é o pioneiro no estado de Pernambuco é o “Guarda-roupa compartilhado, idealizado e desenvolvido há cinco meses, pela estudante de designer e moda, Ju Barbosa, aqui em Caruaru.
Além da ideia de usufruir peças, de diversos estilos, inclusive novas, sem precisar comprá-las (pagando apenas uma mensalidade), ainda tem a opção de aluguel de peças avulsas, curadoria de peças (quem compra ou aluga também pode levar peças para fazer negócio) e a arara de brechó (para adquirir peças com preços bem acessíveis, que já foram usadas e que carregam muitas histórias).
Junto a cada temporada, uma ideia diferente, para manter o negócio na ativa e inovado, mantendo o estímulo dos clientes e parceiros. Na época mais festiva no ano, o espaço da Ju oferece garimpos para montagem de looks para o carnaval. São desapegos literalmente de outros carnavais. Pessoas que investiram em fantasias, acessórios e que agora não lhes fazem mais sentido, desapegam no brechó para outras pessoas adquirirem gastando pouquinho e não deixando de ter aquela produção digna das festas de momo. São bodys, tops, croppeds, tutus, saias, shorts, meias, acessórios de cabeça e de cabelo etc.
A ideia é economizar, montando looks de acordo com seu bolso e seu gosto, ajudar a diminuir o consumo acelerado, reutilizar peças, compartilhar histórias, incentivar a economia local, consciente e colaborativa e de quebra curtir as festividades que já estão a todo vapor. Tem nada melhor? Que combo é esse, heim?
É aquela história: o que não faz mais sentido para você, de repente faz muito sentido para outra pessoa e por aí a gente segue o ciclo. Não é bacana? Vamos experimentar? Te garanto que vale muito a pena, ressignificar o verdadeiro sentido de consumo e de moda e ainda por cima, gastando pouco.
Serviço:
O guarda-roupa compartilhado fica na rua Ana Maria Brasileirinho, 47- sala 5, FN Empresarial, Maurício de Nassau.
Funcionamento: Seg à sex das 9h às 17h
Sáb das 10h às 14h.