Cantinho de Estudos
Por Neli Zaidan
Partindo da premissa de que todo mundo pode ajudar alguém de alguma forma, surge a história da Larissa Leite como comprovação. Estudante de 17 anos que está no 3º ano do ensino médio, numa escola particular de Caruaru, Larissa está tendo aulas remotas, desde o mês de maio e a escola vem conseguindo manter o cronograma anual de estudos com os seus alunos. Em uma das aulas, surgiu um debate na sala virtual sobre as dificuldades dos alunos diante desse novo modelo de aulas em decorrência da pandemia.
Larissa fez uma pesquisa com todos os contatos de sua agenda que são estudantes e foi aí que tudo começou. Muitos dos seus entrevistados sequer estavam tendo aulas. “isso me entristeceu muito, mas mesmo assim eu não fiquei surpresa, por ter consciência de que nesse período de pandemia, milhares de estudantes não estão recebendo um suporte no ensino”,
relatou a estudante.
Diante dessa realidade, ela que sonha em estudar medicina, quis desenvolver um projeto que ajudasse, de alguma forma, a esses estudantes. E foi aí que veio o “Cantinho de Estudos”. Um espaço digital, voltado a resumos, textos, artigos, dicas de leitura e livros, cronogramas de estudos, questionários etc.
Com conteúdos bem organizados, Larissa seleciona os dias que vai postar os assuntos, junto com cada área de conhecimento, abordando não somente o que foi visto em sala de aula (virtual), mas também os que são preparatórios para ENEM e vestibular. Os assuntos vão dos mais básicos aos mais avançados, possibilitando que alunos de séries variadas acessem os conteúdos oferecidos.
Além de resumos, ela compartilha links e pesquisas de referência para reforçar nos estudos, “a ideia é ajudar os estudantes que estão sem nenhum suporte e reforçar e revisar com aqueles que estão tendo aulas”, explica.
Essa nova maneira de estudar e interagir não só ajuda os estudantes que estão com escassez de suporte nos estudos, mas a própria Larissa. A cada resumo, explicação, resolução de questionários entre outras atividades, ela própria reforça o que já apendeu através do colégio. É bom para todo mundo envolvido. E é mais um exemplo a ser seguido e mais uma maneira de ajudar quem precisa.
Larissa quer permanecer com o “Cantinho de Estudos” mesmo quando as aulas voltarem a ser presenciais, porque ela acredita que assim, continuará ajudando os estudantes a reforçarem seus conhecimentos. Com a repercussão positiva, ela se diz cheia de gratidão pelo reconhecimento e se diz muito feliz em poder ajudar à sua maneira. É um projeto lindo, funcional e mais uma prova de que a gente sempre pode ajudar alguém. Mais uma amostra de que praticar a solidariedade e ter empatia é o que deve ficar depois disso tudo. Obrigada Larissa.