All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

O REuso de roupas e porque sim?

WhatsApp Image 2021-09-10 at 08.39.08.jpegPor Neli Zaidan

Uma das maneiras mais eficazes de contribuir com a sustentabilidade e abraçar o meio ambiente, principalmente dentro do mundo da moda, é reusar roupas. Já parou para pensar que quanto mais você compra e tenta não repetir roupa, mais démodé você está? Pois é! Não precisamos mais disso! A moda – e nem é tão de agora, é repetir peças, roupas e usá-las durante todo o seu ciclo de vida, ou, levá-las para brechó e fazê-las circular de alguma forma.

Um exemplo bacana de que a simplicidade é a nova elegância é a modelo e ativista, Gisele Bündchen, de 41 anos. Ele sempre adotou um estilo simples de se vestir e diz que possui roupas com mais de 10 anos de uso. A ativista do meio ambiente entendeu que a moda está longe de ser um negócio sustentável e sempre tenta fazer sua parte. A maioria de suas roupas é feita de poliéster, um material que demora 200 anos para se decompor e mesmo sendo um ícone mundial da moda, ela é muito básica vestindo sempre peças confortáveis e de qualidade, que durem. Pronto. Já é suficiente, saca?

Já observou que Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, repete suas roupas, inclusive em eventos formais e da Realeza? Pois é! Além de reutilizá-las ela faz composições misturando as peças também, o que fica mais legal ainda. São novos looks com as mesmíssimas peças. A Michele Obama também tem esse costume maravilho de repetir suas roupas e sapatos também. Não tem nada a ver com poder aquisitivo, morar aqui ou ali ou ser cringe ou da geração Z. É muito mais que isso. É questão de consciência socioambiental. Empatia e engajamento com a causa, sabe? Se Gisele pode, se kate repete roupa e se eu compro, vendo e consigno roupas em brechó, porque você também não? É simples. É entender como funciona e querer! Só precisa disso para já não mais estar no mesmo lugar!

As roupas não são descartáveis e você não precisa atualizar seu guarda-roupa toda semana ou trocar seus looks a cada nova estação. A moda é cíclica, as peças vão e vem, se repaginam, mas sempre estão por aí, sabe? Usou, lavou, está nova de novo. É sobre isso! É legal se engajar com o consumo consciente, entender mais sobre as necessidades da nossa casa – o planeta (aquela coisa linda arredondada com superfície irregular) e alertar a quem a gente puder, porque quanto maior o número de pessoas entendendo essa necessidade, maiores os resultados para todo mundo.

Repetir roupas é um conceito que une o que há de mais moderno e necessário atualmente: sustentabilidade e consciência no consumo, atitude e estilo. Reuso é a palavra da vez!