Garrafas pets retiradas do mar viram pranchas de luxo
Por Neli Zaidan
Já imaginou numa sequência de fatos onde pessoas retiram lixo do mar, juntam materiais recicláveis - retirando-os do meio ambiente, e ainda os transforma em objetos úteis e reutilizáveis? Pois bem. Na praia de Maresias, no litoral de São Paulo, existe um Projeto fantástico que faz isso e muito mais. É o Projeto Desengarrafando Mentes que fabrica pranchas de surfe com materiais retirados do lixo. Incrível, não é? Depois de transformados, são usados de forma educacional através de ações voltadas a crianças e adolescentes. São mais de 3.500 jovens envolvidos até agora.
As pranchas são arquitetadas e fabricadas na própria sede do projeto e todas a partir de garrafas PET. São 52 garrafas para confecção de cada prancha. Todos os materiais são recolhidos das redondezas e também são doados por catadores de lixo que viraram parceiros do projeto. É lamentável que nunca falte a matéria-prima no meio ambiente (as pessoas não perdem o mau costume de deixar seus lixos espalhados por aí). Um lixo sendo bem utilizado, ele pula do lixo ao luxo num estalar de dedos. Mas ainda nos falta muita consciência para chegar nesse nível. Porém, não podemos desanimar – principalmente quem acredita nesse estilo de vida, porque já temos muitos exemplos bacanas dando resultado e que já podem ser seguidos como inspiração.
Já foram usadas mais de 10 mil garrafas desde a fundação do projeto em 2016. São em média 5 toneladas delas. Muita coisa né? Mas além disso, o projeto ainda oferece oficinas com temas voltados a degradação ambiental e também sobre a responsabilidade individual com o lixo, provocando sempre, discussões sobre a sustentabilidade, proteção e cuidados com o meio ambiente. Os participantes ainda ganham aulas de surfe fazendo uma junção magnífica: esporte, entretenimento e sustentabilidade. Eles acompanham o processo de produção das pranchas para aprender sobre reaproveitamento dos materiais, conscientização sobre descarte e sua importância e a separação correta dos recicláveis. Depois de prontas, as pranchas ainda são enviadas também, a outros projetos educacionais.
Ainda acontecem os mutirões de limpeza na praia, o que é mais uma ferramenta para despertar principalmente, nas crianças, os cuidados com a mãe natureza. É muito aprendizado sobre consciência social e responsabilidade coletiva. Que esse Projeto seja duradouro e que sirva de exemplo e inspiração para muitos outros (que já existem em outros estados do país), porque precisamos fazer nossa parte urgentemente para salvar o nosso planeta. E envolvendo, arte, aprendizagem, entretenimento, consciência e educação, melhor ainda.