All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Tudo novo, de novo!

Neli Chico Marinho.jpegPor Neli Zaidan
Você já conhece o upcycling? Não. Não é uma tendência. É uma forma diferente de fazer moda! Trabalha reaproveitando materiais já existentes, como tecidos, aviamentos, roupas e diversos materiais que poderiam ir para o 'lixo', por exemplo. Não é exatamente uma reciclagem, pois não se utiliza de processos químicos e nem maquinários para transformação dos materiais (o que é fantástico). O upcycling se enquadra muito mais em adaptações, recriações e readequações, quase sempre manuais e bem artesanais e artísticas.

A técnica começou de uma maneira mais pontual, mas hoje, conta com uma ampliação que partiu tanto da sociedade civil quanto das iniciativas privadas, justamente por causa da conscientização e transformação que a ideia traz e que vem crescendo muito desde a última década, acompanhando o aumento do interesse das pessoas pelo conceito de sustentabilidade e criatividade aplicadas à moda.

Um exemplo é a marca Chico Marinho, que existe desde 2015 e já tinha como um dos seus propósitos, a sustentabilidade ambiental. Iniciou utilizando tecidos antigos, comprados a costureiras ou em lojas de retalhos, dando preferência aos de algodão, linho e viscose. A marca agora, foca nas peças feitas a partir do processo de upcycling. Roupas adquiridas em brechós ou de coleções que não foram vendidas. As intervenções vão desde a desconstrução de algumas peças para fazer uma nova, até pinturas e bordados manuais, feitos com materiais, também de estoque.

A moda sustentável precisa ser encarada como uma realidade do presente e não do futuro não deve ser vista como algo que pese no bolso da empresa, pelo contrário, a moda circular só tem a agregar valor à marca. É importante, cada vez mais, as empresas refletirem e darem sua contribuição. Começando com a diminuição de tecidos que agridem o meio ambiente, tendo um olhar mais criativo para seu estoque e pensando se realmente é necessário fazer mais peças ou se as que já existem podem ser o ponto inicial do desenvolvimento de coleção.

Vamos experimentar novos conceitos, sair da zona de conforto, fazer nossa parte na diminuição de danos ao meio ambiente e ainda valorizar marcas e profissionais que fazem a diferença? Vamos!

Conheça mais sobre a Chico Marinho:
@chicomarinho
chicomarinho.com.br