Se liga! Xadrez é atemporal sim!
O Xadrez – embora seja mais usado nas estações mais frias do ano, é um tecido atemporal. Combina com praticamente tudo, é adepto a variadas composições e já vem ganhando destaque para o outono/inverno deste ano. Achar que só se usa peças em xadrez no período junino, por exemplo, já caiu de moda faz tempo, e é bem démodé pensar assim.
Existem diversos tipos de xadrez, que vem com várias padronagens e além disso, podem ser combinados com outras peças de estampas diferentes.
Alguns desses vem ganhando destaque: o Tartan (tecido de lã) é um padrão mais tradicional e mais geométrico, geralmente com quadrados em tamanhos médios e grandes. Ele pode ser usado de maneira mais formal ou mais descolada. Tudo depende de como você for compor o look.
Outro tipo de xadrez que é clássico desde a década de 1930, é o Pied de Poulet (pé de galinha), popularizado pela francesa Coco Chanel e que tem esse nome exatamente por ter o desenho da estampa mais peculiar. É bem democrática e também combina com formações protocolares ou mais básicas.
Uma outra estampa que você pode apostar sem erro é a Vichy. A conhecida “toalha de piquenique”, foi bem usada no verão e segue em alta para as próximas estações – até porque o xadrez pode e deve ser usado em qualquer época do ano, lembra?
Apesar de toda diversidade com as composições, o xadrez ainda nos permite experimentar as formações dos looks com outras estampas. É só atentar para as cores nas peças, porque elas precisam ter harmonia e se comunicar. Xadrez com listras ou floral, por exemplo, fica bonito e bem charmoso. Vale a pena experimentar. E o melhor: Já pode ser hoje, afinal, o xadrez é estampa que se usa em qualquer estação do ano. Então, aproveita e se joga!