Economia colaborativa: Um novo jeito de fazer mercado
A economia colaborativa é um movimento que visa concretizar uma nova percepção de mundo. Diante de tantos problemas sociais e ambientais, o compartilhamento pode diminuir o acúmulo e impactar o modo de fazermos negócio, incluindo criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços de diferentes pessoas, enfatizando hábitos sustentáveis e medidas econômicas para se inserir no mercado de trabalho.
A ilustradora Luciana Cavalcante de 26 anos, trabalha com encomendas e produções independentes. Ela costuma desenhar mulheres e introduzir suas vivências em seus desenhos. As artes são aplicadas em diferentes produtos, como bolsas, camisas, quadros e decoração.
Luciana conta que sentiu dificuldades em embarcar no mercado de trabalho. “Comecei participando de feirinhas de rua e tinha poucos contatos. Foi difícil entrar no mercado”, afirmou.
Com o surgimento e expansão da economia coparticipativa, Caruaru ganhou a ”Plural Loja Colaborativa”, que surgiu com o objetivo de reunir marcas independentes, incentivando os pequenos empreendedores. Esse modelo comercial iniciou-se na Inglaterra, e foi com esse conceito, de um negócio diferenciado, que a Plural conseguiu movimentar a economia da cidade e incentivar a valorização de marcas e produtos locais.
Cada marca ou artesão, possui um nicho que é alugado para exposição dos seus produtos e serviços – que variam entre artigos de decoração em diversos materiais, bijuterias, desenhos e quadros, roupas, calcados, bolsas e artesanatos com materiais recicláveis. A loja fica responsável pelo atendimento ao cliente, promoções e vendas.
Luciana falou como a loja mudou sua perspectiva profissional. “A plural foi um divisor de águas. Me fez entender o que é o comércio em si e a parte burocrática da coisa”. Ela diz que esse sistema colaborativo a fez enxergar as outras marcas de forma diferente, “A loja ajudou a mostrar que outros artesãos e marcas podem virar meus parceiros e não só concorrentes”, diz. A iniciativa ainda, ajudou Luciana a ganhar mais seguidores nas suas redes sociais e a divulgar mais ainda o seu trabalho. A Plural realiza campanhas, promove ações e eventos que motivam os artistas a fazerem novas parcerias. Além de ser um ponto de vendas, a loja serve como vitrine para novos clientes, trabalhos e projetos.