Livraria Estudantil, sempre junto de você
Por prof. José Urbano
O encerramento das atividades da Estudantil tem vários aspectos: a digitalização dos livros e jornais; a crise econômica; questões familiares dos proprietários; fragmentação do mercado editorial; desmonte das atividades comerciais pela concorrência da internet entre outros fatores. A certeza de que a missão foi cumprida por 70 anos, bem como o século XXI e suas tecnologias ao alcance de todos desmonta modelos econômicos e tradições sociais seculares.
A referida empresa deixa de existir solidamente, e permanece no acervo histórico da capital do agreste, como marca indelével da nossa sociedade, assim como foi a beleza arquitetônica da sua vizinha, a catedral de nossa Senhora das Dores. Assistimos hoje a conclusão da última página do empreendimento cultural denominado Livraria Estudantil. Fez história, ensinou histórias, hoje repousará na história. Eis a dinâmica da vida, de um passado que se fez, um presente que vivemos e um futuro que nos aguarda.
Aplausos para Dr. Galvão Cavalcanti, familiares e funcionários, cuidadosos que foram e hoje entregam para a memória de Caruaru precioso acervo de cultura e memória.