Nada a comemorar nos 55 anos do Golpe Militar
Nesse dia, nosso mais profundo repúdio a qualquer tentativa de manifestação de apoio ou de defesa da barbáries que se instalou no Brasil, em 1964 e perdurou por longos e sombrios 21 anos!
A Ditadura Militar, instalada a partir de um golpe, praticado contra a democracia e o estado de direito no Brasil em 1964, destituiu do poder, João Goulart, um presidente democraticamente eleito.
O golpe de 1964 contou com o apoio direto dos USA, principalmente através da “CIA” (companhia de inteligência americana).
A partir do golpe militar, se seguiu o autoritarismo e a violência! Os militares golpistas prenderam, torturaram e mataram aqueles e aquelas que ousaram enfrentar a barbárie instalado e defender a democracia e a liberdade!
Ainda hoje, 55 anos após o golpe militar que instalou a tirania e 33 anos após o seu término, famílias procuram por seus parentes que “desapareceram” nos porões dos órgãos de repressão e tortura da ditadura militar no Brasil. Quem dentre os que acompanhamos a história, não ouviu falar de siglas malditas como “DOI-CODI” (Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna)?
Nos porões da ditadura foram praticados as mais cruéis sessões de tortura contra homens, mulheres e jovens que se colocaram contra o regime e em defesa da democracia, liberdade e justiça social!
Ainda hoje, famílias procuram por restos mortais de seus parentes, pois, a elas não foi sequer dado o sagrado direito de enterrar seus entes queridos!
Repelimos e repudiamos veementemente qualquer tentativa de enaltecer, apoiar ou defender essa barbárie! Aos homens e mulheres de bem, defensores da democracia, da liberdade e da paz, chega a causar asco ver que ainda temos no Brasil quem se proponha a defender o que aconteceu no período mais nebuloso, período de trevas da nossa história recente!
Não dá pra conviver pacificamente com quem enaltece torturadores e fascistas! Não dá pra convivermos pacificamente com quem enaltece o autoritarismo e a barbárie! Não dá pra convivermos pacificamente com quem não tem apreço pela democracia e liberdade!
Fica portanto, registrado o nosso protesto, a nossa repulsa, contra qualquer tentativa de exaltação ao golpe militar de 1964 ou a qualquer das figuras públicas, civis ou militares, que a ele deram sustentação e apoio!
Enaltecemos e exaltamos a paz, a justiça, a liberdade e a democracia, por isso, repudiamos a violência, em todas as suas formas.
Portanto, nesse 31 de março, não temos absolutamente nada a comemorar, muito pelo contrário, temos sim todos os motivos para repelir e repudiar, toda e qualquer tentativa de saudação ao golpe e seus patrocinadores! VIVA A PAZ!
#DitaduraNuncaMais
#TorturaNuncaMais
#VivaADemocracia
#VivaAJustiça
#VivaAPaz
Caruaru-PE, domingo, 31 de março de 2019
Por Adilson Lira - advogado, ex-presidente do PT Caruaru e integrante da coordenação estadual do movimento social VIA TRABALHO