All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Vai um cafezinho ai?

cafezinhoCaruaru, historicamente, sempre teve bons pensadores, intelectuais e claro bons locais para degustar um café e dialogar sobre diversos temas da sociedade. Grandes espaços por aqui surgiram, O Café Guarani, na Praça Zino Rodrigues – em frente ao Banco do Brasil -  é um ponto histórico da nossa cidade.

Ele resiste ao tempo, permanece acesa a tradição e os costumes de um povo pacato, simples e observador. É um local de encontros e desencontros de várias gerações em Caruaru. É um termômetro sociocultural da cidade e de toda uma região.

O café da Rua da Matriz, sempre foi o ponto mais politizado. Existem registros que ex- presidentes da república, em suas campanhas políticas pela Capital do Agreste, passaram por lá para dialogar com a população.

O café bem quentinho é o aperitivo que abre o debate do local. São nesses espaços que circulam: professores, advogados, intelectuais, comerciantes, empresários, políticos, desempregados, ambulantes, curiosos, historiadores, artistas, camelôs, sindicalistas, analistas, cientistas políticos, pessoas que circulam de outras cidades entre tantos que envolve dia a dia nossa “capital do Agreste”.

São locais agradabilíssimos, um ponto simpático, sereno e visionário. É o nosso jeito de ser, de mostrar a força do interior no vai e vem da modernidade que insiste em rodear a Rua e as modificações arquitetônicas que cercam todo o local.

Grandes embates, negócios, decisões e movimentações políticas da nossa cidade e da região, nasceram nas rodas de conversas do café Guarani e da Rua da Matriz (hoje alugado para uma loja de celular). O café existe há muitas décadas e sempre permanece de pé, vigiando a roda do tempo de uma cidade que cresce desgovernada sem planejamento estratégico para conviver entre o passado, o presente e o futuro, mas nunca preocupada em manter viva sua história e sua preservação.

Existe também a confraria do Café, na calçada da Igreja Catedral. Lá, também, é um ponto de convergência. Hoje é o ponto central da intelectualidade de Caruaru. Outros bons locais e cafeterias existem na cidade e que também cumprem seu papel, mas o café Guarani é sem dúvida o local, mas envolvente para tantas decisões que surgem e que ainda vão acontecer na velocidade que o tempo aguentar, resistir e permitir.