All for Joomla All for Webmasters

logo

 8627307F 02DB 460A 9565 E09843110F79

D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Nova demência se confunde muito com Alzheimer; como diferenciar?

alzheimer beta amiloide 1539034126298 v2 750x421É só um idoso apresentar diversos episódios de esquecimento que o diagnóstico pula da boca da família: é Alzheimer. Mas nem sempre sintomas como perda de memória significam que o indivíduo tem a doença, tipo mais comum de demência e que o Ministério da Saúde estima afetar cerca de 1,2 milhão de brasileiros. Na verdade, de acordo com um estudo recente, de 15% a 20% dos casos que muitos acreditam ser Alzheimer são, de fato.

Uma nova forma de demência, chamada Late. "Mais de 200 vírus diferentes podem causar o resfriado comum. Então, por que pensamos que há apenas uma causa e tipo de demência?", diz Peter Nelson, autor principal da pesquisa e cientista da Universidade de Kentucky (EUA).

A Late, assim como o Alzheimer, costuma aparecer em idosos e está associada a uma aglomeração de moléculas que prejudicam o funcionamento da região do cérebro responsável pela memória. Mas, enquanto o Alzheimer tem como marcadores o peptídeo beta-amiloide e a proteína tau, a Late tem relação com o acúmulo da proteína TDP-43.

Em sua forma saudável, o TDP-43 ajuda a regular a atividade gênica no cérebro. Mas quando essa proteína é produzida em excesso, ela forma aglomerados que prejudicam o funcionamento dos neurônios. Em 2006, por exemplo, ela foi associada a outra doença degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Mas essa é a primeira vez que seu acúmulo é relacionado a problemas de memória.

Qual a diferença entre demência, Alzheimer e Late?

Antes que se faça mais confusão entre o que é Alzheimer, demência ou Late, é bom esclarecer que tanto o Alzheimer quanto a Late são um tipo de demência. "Demência é um conjunto de doenças em que há declínio de duas ou mais funções cognitivas (memória, pensamento, orientação, capacidade de aprendizagem, linguagem e julgamento) com consequente comprometimento da capacidade de realizar tarefas de vida diária", explica Débora Pastore Bassitt, psicogeriatra coordenadora da enfermaria de geriatria do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Além do Alzheimer e da Late, ainda existem várias demenciais, como a vascular, causada por derrames e isquemias, a demência de Corpos de Lewy, que costuma ter sintomas parecidos com o Parkinson, e a frontotemporal, que tem características como falhas progressivas da linguagem ou perda de inibição e deixa a pessoa mais agressiva, inadequada, sexualizada.

E já que todas essas doenças são um tipo de demência, elas podem ocorrer ao mesmo tempo, gerando o que os médicos chamam de "demência mista". A mais comum de todas é a coexistência do Alzheimer com as sequelas de acidente vascular cerebral (AVC).

(UOL)

WhatsApp Image 2019 08 05 at 1.52.58 PM 1

 

Relacionados