Campanha 'Janeiro Branco' traz orientações sobre os cuidados com a saúde mental
Com o intuito de incentivar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental, o mês de janeiro passou a ser dedicado à campanha “Janeiro Branco”. Sentimentos como estresse, tristeza, dificuldade nas relações e desânimo podem afetar a mente e, por isso, a ação visa reforçar o tratamento nos aspectos emocionais e mentais da vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população brasileira tem sido cada vez mais acometida por problemas de saúde mental, sendo o segundo país com o maior número de depressivos, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Os dados mostram ainda que o Brasil também é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo.
O médico psiquiatra Dannilo Isidoro, do Instituto Brasileiro de Psiquiatria (IBP), afirma que ainda há um tabu quando se fala em cuidados com a saúde mental. “As pessoas ainda têm dificuldade ou medo de falar sobre emoções e sentimentos, com receio de serem julgadas ou criticadas, e é aí onde mora o perigo. É preciso acabar com os estigmas acerca da saúde mental, e trabalhar na prevenção para que problemas mais graves como ansiedade e depressão não surjam”, alertou.
De acordo com o médico, para proteger a mente e ter uma qualidade de vida, é preciso estar atento. “Dicas simples podem ser aplicadas no dia a dia, como a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável, sono regular e realização de atividades que dão prazer e relaxamento. Além disso, devemos esclarecer mais a importância do acolhimento, da empatia, da solidariedade e evitar o julgamento excessivo”.
“Cada caso deve ter o projeto terapêutico individualizado, com foco em orientar quais as adaptações saudáveis no estilo de vida, avaliar a necessidade do uso de medicações e trazer opções de práticas integrativas como meditação, yoga, acupuntura, entre outras disponíveis para o benefício da saúde”, finalizou.