Dia Mundial de Combate ao Câncer: saiba quais tipos são mais comuns e mais mortais
O câncer é a segunda causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quase uma em cada seis mortes se deve a essa doença, que se desenvolve quando ocorrem alterações em um grupo de células normais do corpo que apresentam crescimento "anormal e descontrolado", produzindo tumores.
Uma das características mais violentas do câncer é que as células anormais se multiplicam "além de seus limites normais", de modo que podem invadir partes adjacentes do corpo ou se espalhar para outros órgãos. Esse processo é chamado de "metástase" e é a principal causa de morte por câncer, afirma a OMS.
Em 2018, houve 9,6 milhões de mortes por câncer no mundo, e cerca de 70% dessas mortes foram registradas em países de baixa e média renda, acrescenta a OMS.
Nas Américas, o câncer também é a segunda causa de morte, e estima-se que a cada ano 2,9 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com a doença na região, com a morte de 1,3 milhão, segundo informações de 2018 da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A maior taxa de mortes por câncer no continente ocorre prematuramente em pessoas com 65 anos de idade ou menos, de acordo com a OPAS. A organização prevê que até 2025 os casos de câncer aumentarão para mais de 4 milhões de novos casos e 1,9 milhão de mortes.
A OMS afirma que, entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos "evitando fatores de risco e implementando estratégias de prevenção baseadas em evidências". Muitos tipos têm grandes chances de serem curados se diagnosticados precocemente e tratados adequadamente, afirma a OMS.
Quais são as causas do câncer?
O câncer se desenvolve devido a diversos fatores, que podem incluir causas genéticas e agentes externos, tais como: consumo de álcool, excesso de peso e obesidade, alimentação inadequada, falta de atividade física, tabagismo, radiação ultravioleta e ionizante, entre outros. Idade avançada e sistema imunológico fraco também contribuem para o desenvolvimento de câncer, de acordo com a página do Dia Mundial do Câncer.
Especialistas observam que, “dietas com muita carne vermelha, carnes processadas e alimentos com sal, e poucas frutas e vegetais têm impacto no risco de câncer, principalmente colorretal, de nasofaringe e de estômago”.
(via CNN Brasil)