Diabo-da-Tasmânia retorna à Austrália após 3 mil anos de extinção
Após passarem mais de três mil anos extintos em quase toda a Austrália, os pequenos e frenéticos diabos-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) foram reintroduzidos na área continental do país. A ação é parte de um esforço para a conservação e restauração da espécie na região.
Como seu nome adianta, esses marsupiais antes ficavam restritos, anteriormente, ao estado australiano da Tasmânia, uma ilha isolada do resto do país. Grupos de conservação liberaram 26 diabos-da-tasmânia no Parque Nacional Barrington Tops, um grande santuário de vida selvagem ao norte de Sydney. O primeiro grupo, com 15 bichos, foi devolvido à natureza em março deste ano, como forma de testar a sua adaptação.
Como os resultados foram positivos, mais 11 dos mamíferos foram introduzidos em setembro. Conhecidos pelos seus gritos agudos e comportamento “nervosinho” na hora de se alimentar ou de competir por carcaças de animais, os diabos-da-tasmânia são os maiores marsupiais carnívoros da Terra. A espécie inspirou o personagem Taz, da Warner Bros, que incorpora seu temperamento mal-humorado.
Segundo especialistas, os animais não apresentam perigo para a fauna e flora locais, nem para os humanos – preocupações que devem ser analisadas antes de se introduzir uma espécie nova a um ambiente. Na verdade, espera-se que eles ajudem a controlar outras espécies de carnívoros invasores na região, como raposas e gatos selvagens. Foram escolhidos indivíduos jovens e saudáveis, na esperança de que eles consigam procriar durante a temporada de reprodução da espécie, que deve acontecer em fevereiro do ano que vem.
(via Super Interessante)