Programa da UFPE estimula cadastro de quem deseja destinar corpo para pesquisa após a morte
16 de junho de 2022
O programa Doação de Corpos para Estudo foi criado com o objetivo de ampliar os estudos práticos e contribuir com a formação dos estudantes dos cursos da área de saúde, principalmente de Medicina, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A instituição realiza o cadastro da população que deseja destinar o seu corpo para pesquisa após a morte.
Os interessados devem preencher, em vida, o termo de doação, disponibilizado pelo programa, autorizando o procedimento. Os familiares também devem assinar o documento, que precisa ser autenticado em cartório e entregue ao Departamento de Anatomia da UFPE.
De acordo com a instituição de ensino, a pessoa interessada receberá o procedimento pós-morte, documento que explica que o corpo não será sepultado, mas, sim, levado para estudo na UFPE. Os familiares também precisam assinar o termo, já que serão eles os responsáveis por entrar em contato com a universidade para que esta providencie o translado do corpo.
A UFPE, explicou ainda, que é possível, doar um corpo para estudo por decisão da família. Neste caso, os familiares devem entrar em contato com a universidade, formalizando a doação por meio da documentação devida, disponível no site da instituição de ensino. A universidade se encarrega de buscar o corpo caso ele esteja na Região Metropolitana do Recife. Caso esteja fora da região ou do Estado, a família deve se encarregar pelo translado.
Via Folha de Pernambuco.