All for Joomla All for Webmasters

logo

 D67F92E3 3841 441E 99F7 ABA2698D89D0

web banner coletivo cartão fidelidade 728x90px

cultura logo

Veterinário alerta sobre os cuidados com os pets no frio

16 de junho de 2022

 WhatsApp Image 2022-06-15 at 22.53.58.jpeg

A temperatura caiu bastante em Pernambuco nas últimas semanas e a previsão é que, durante o mês de junho, o frio permaneça. Em meio a esse clima, donos de cães e gatos devem ficar atentos quanto as doenças mais comuns dessa época do ano nos animais e observar sintomas como: tosse, febre e falta de apetite.

Entre as doenças que podem surgir no frio estão a gripe canina e rinotraqueíte felina, além de bronquite. O coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, em Caruaru, Jerônimo Ribeiro, explica o que acontece com os animais domésticos no período frio.

“Quando a temperatura cai e o animal começa a sentir frio, de imediato eles apresentam alguns sinais como espirros, secreção nasal, febre, entre outros sintomas muito parecidos com o que sentimos quando ficamos com uma gripe. Nesse período, uma das alternativas é evitar banhos e tosa completa, além de manter o local em que o animal fica aquecido - seja em uma casinha, utilizando um pano no chão ou até mesmo uma caixa -, longe dos ventos e locais úmidos”, ressalta.

Para deixar os animais sempre protegidos das doenças dessa época, deve-se incluir outros cuidados como: uma boa alimentação; vasilhas de comidas sempre limpas; observar os dentes do animal, pois, no frio, a região da boca fica muito sensível; além de manter a vacinação em dia.