Governo lança novos modelos de identidade e passaporte no Brasil
28 de junho de 2022
O presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou na segunda-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, os novos modelos da carteira de identidade e passaporte. A partir do dia 4 de agosto de 2022, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será emitida em um único modelo, independentemente de qual estado seja produzida.
Neste primeiro momento, os brasileiros que já possuem CPF e são moradores do Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, poderão solicitar a CIN ao Instituto de Identificação de sua unidade federativa. Os demais estados estarão aptos a emitir o novo modelo até março de 2023. O documento permite, ainda, a fácil identificação de pessoas com necessidades especiais. A substituição será feita de forma gradual e gratuita.
Já a identidade atual continua válida até 2032. Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, a CIN terá duas versões: física e digital. A física, em papel (gratuita) ou em plástico, é a forma de assegurar cidadania aos brasileiros que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já a digital poderá ser obtida pelo aplicativo Gov.Br, mas somente após a emissão da carteira física. Ou seja, a CIN é um documento físico, mas também terá a sua versão digital, pelo gov.br.
O novo passaporte de viagem é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local. O novo modelo começa a ser produzido no mês de setembro de 2022, data do bicentenário da Independência do Brasil. O serviço de emissão do documento, no modelo anterior, continua normalmente.
Via Diário de Pernambuco.