Três a cada quatro Pernambucanos internados por Covid-19 estavam sem esquema vacinal completo
28 de junho de 2022
Entre o fim de maio e o início de junho deste ano, oito pacientes morrerem de Covid em Pernambuco. Segundo o governo, cinco deles, ou seja, 62,5%, não tinham tomado todas as doses de vacina indicadas para a faixa etária. Além disso, três de cada quatro doentes que foram internados no mesmo período estavam com o esquema de proteção incompleto.
Os dados foram divulgados na segunda (27) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O balanço mostra que a falta do esquema completo de vacina está ligada diretamente aos casos mais graves e mortes provocadas pela doença. Ainda de acordo com esse balanço, um dos pacientes que morreu no período avaliado tinha tomado só uma dose de vacina. Dois deles tinham tomado duas doses.
Seis pacientes estavam na faixa etária acima dos 60 anos, um dos grupos com mais risco de complicações pela doença. Os dados também mostram que a falta de vacinação completa tem impacto nos internamentos por Covid.
Entre o fim de maio e o começo de junho, 87 pacientes foram levados para hospitais do estado. Desse total, 63, ou 73%, não estavam com a vacinação em dia. Entre os hospitalizados no período, 19 doentes, ou 21,8%, não tinham tomado nenhuma dose da vacina. Seis pacientes, ou 6,9%, receberam uma dose. Além disso, 17 doentes, ou 19,5% do total, tinham apenas o esquema com duas doses.
Dos 13 pacientes que tomaram todas as doses necessárias, dez tinham doenças pré-existentes. Todos estavam com mais de 65 anos. Segundo a SES-PE, o estudo comprova que, com o tempo, o nível de anticorpos cai após a vacinação. Nos idosos, há ainda o problema do envelhecimento imunológico do organismo.
G1 Pernambuco.